sexta-feira, 27 de junho de 2008

Metal Gear Saga

Hideo Kojima nasceu a 24 de Agosto de 1963 em Tokio no Japão, é hoje um dos criadores mais respeitados e talentosos na industria dos videojogos, sonhava ser realizador de cinema devido há sua paixão pelo cinema Americano, mas foi quando descobriu a NES que decidiu enveredar pelo mundo dos jogos onde tem feito uma carreira verdadeiramente notável.
Este homem que já escrevia contos aos 6 anos de idade, ingressou na Konami em 1986 até aos dias de hoje e onde criou várias obras das quais se destacam Policenauts, Snatcher, a série Zone Of The Enders e como não podia deixar de ser a saga Metal Gear que o catapultou para o estrelato e que lhe deu todo o prestígio e respeito que lhe é devidamente reconhecido pela industria que o vê como um verdadeiro génio graças á sua capacidade de criar historias brilhantes e complexas compostas por personagens no minimo carismáticas e inesqueciveis que perduraram por mais de 20 anos na sua obra mais notavel, a saga de Metal Gear, unica em toda a industria dos videojogos e porque não no cinema de onde Kojima 'bebeu' muita inspiração.
Metal Gear criou uma legião de fãs apaixonados pelo universo criado, pelo seu enredo, pelas suas personagens e pelo seu humor que se traduzem num duo cinemático e jogavel que simplesmente não tem comparação com as suas enormes mas soberbas cut-scenes e as suas emocionantes Boss Battles que dão a todos os 5 principais jogos da saga um sabor unico e desde logo reconhecido pelos jogadores que ao longo de pelo menos uma década acompanharam as aventuras desse heroi inesquécivel que é Solid Snake e que perdurará para sempre na minha mente e no meu coração de gamer que com muita tristeza e com uma lágrima no canto do olho assiste ao épico final desta saga que tantas emoções me proporcionou e que em 2014 dá o descando merecido ao personagem que mais me marcou em 25 anos de jogador de videojogos!!!
Solid Snake assim como todas as personagens da saga, têm em Metal Gear Solid 4:Guns Of The Patriots a conclusão das suas histórias, todas elas marcadas por uma guerra pelo poder e que começou na longinqua 1ª Guerra Mundial, altura em que nasce uma das personagens mais importantes de toda a saga, The Boss...



Depois da 1ª Guerra Mundial as 3 super potencias mundiais, Estados Unidos, União Soviética e China juntaram-se para formarem uma organização que viria a ser conhecida como The Philosophers com o intuito de criar uma nova ordem mundial depois da derrota dos alemães.Essa organização era financiada através de imensos fundos monetários oriundos das 3 partes que foi apelidada de Philosopher's Legacy ficando a cargo do pai do Coronel Volgin a quem foi nomeada a tarefa de 'lavagem' desses mesmos fundos, distribuindo-os por vários bancos espalhados pelo mundo.
Em 1922 nasce The Boss, filha do ultimo fundador dos Philosophers que morre nos anos 30 e que provoca uma situação de caos na organização o que leva a que o pai de Volgin se aproveite da confusão para se apoderar da Philosopher's Legacy (passada mais tarde a Volgin) a qual seria usada para manipulações politicas e pesquisa militar assim como o desenvolvimento da bomba atómica, corrida ao espaço e a criação da Cobra Unit, uma unidade de combate criada por The Boss no decorrer da 2ª Guerra Mundial com o objectivo de participar em missões ultra-secretas, era composta por soldados de elite que reflectiam nos seus nomes de código as suas emoções no campo de batalha, The End, The Fury, The Pain, The Fear e The Sorrow que assassinou e de quem teve um filho dado á luz em plena batalha no desembarque das tropas aliadas na Normandia no mitico dia D (fez a si própria a ceseriana), um filho que lhe seria retirado pelos Philosophers que o treinaram e que viria a ser conhecido como Revolver Ocelot.

Durante a decada de 50 em plena guerra fria (Estados Unidos e a União Sovietica lutavam pelo poder mundial e pela Philosopher's Legacy), The Boss conhece Naked Snake na guerra da Coreia com quem treina durante 10 anos tornando-o seu discípulo. Juntos desenvolvem uma técnica de combate conhecida por CQC (Close Quarters Combat) que consistia em luta corpo-a-corpo em situações de combate a curta distância onde o uso de armas de fogo é mais dificil.



No ano de 1964 Naked Snake de nome verdadeiro John, embarca na primeira missão da unidade FOX (Force Operation X) sob o comando de Major Zero (um dos Philosophers) com o nome de código Virtuous Mission em solo Sovietico. A missão consistia em resgatar Sokolov, um cientista russo forçado a trabalhar num tanque nuclear baptizado de Shagohod.



Snake consegue recuperar o cientista que mostra desejo de fugir para a América mas é interceptado pelo Coronel Volgin (já em posse da Philosopher's Legacy que financiava a pesquisa de Sokolov) e The Boss que surpreendentemente deserta para a União Sovietica juntamente com a Cobra Unit e que quaze tira a vida a Snake perante o olhar de Volgin que dispara um missil atómico sobre instalações secretas dos Russos que atribuiram as culpas ao governo americano.



Uma semana depois e após o falhanço da operação Virtuous Mission, é iniciada a operação Snake Eater, o objectivo era recuperar Sokolov e eliminar The Boss que agora trabalhava para a organização de Volgin e limpar o nome dos Estados Unidos perante o governo Soviético que por sua vez envia um espião do KGB de nome Adam (Revolver Ocelot) que se infiltra na organização de Volgin como Major da unidade de forças especiais os Ocelot, mas Adam não trabalhava só para o KGB, era sim um agente duplo que tambem colaborava com a CIA que queria recuperar a Philosophers' Legacy detida por Volgin.
Quem tambem estava a trabalhar sob disfarce era Eva, uma agente enviada pelo KGB com o nome falso de Tatyana, a missão era a de se aproximar de Sokolov e reunir informações acerca do Shagohod, Eva viria a tornar-se aliada de Naked Snake fornecendo-lhe informação e inclusive, ajuda Snake a fugir da prisão onde foi torturado por Volgin e onde perdeu o olho direito.



Após derrotar a Cobra Unit e de defrontar o Shagohod comandado por Volgin, Snake vê-se perante um combate sem precedentes com a sua mentora, a mãe das forças especiais The Boss, que Snake tem de matar afim de provar a inocência dos Estados Unidos em relação ao ataque nuclear infligido aos russos usando tecnologia americana, tal feito fez com que o presidente dos Estados Unidos atribuisse a Naked Snake o título de Big Boss.
Eva que afinal tinha tomado o lugar da verdadeira Eva, revela a Snake que é uma agente ao serviço do governo Chines que queria por as mãos na Philosophers' Legacy que estava em posse de Volgin em forma de um microfilme que revela todos os locais onde está escondida a Philosophers' Legacry mas o microfilme entregue a Snake por The Boss antes de morrer seria o falso uma vez que o verdadeiro seria entregue por Revolver Ocelot ao director da CIA.



Eva informa ainda Snake que The Boss nunca foi uma traidora, a sua verdadeira missão era a de se aproximar de Volgin para recuperar a Legacy para o governo americano e de se sacrificar pela sua pátria morrendo ás mãos de Snake tal como exigido pelos Soviéticos. Apesar da missão cumprida, oficialmente The Boss ficaria para a história como uma traidora e uma criminosa de guerra.



Em 1970, o homem que comandou a operação Snake Eater, Major Zero, junta-se a Big Boss, Eva, Para-Medic (medica assistente de Naked Snake em Virtuous Mission e Snake Eater), Sigint (técnico de armas e equipamento de Naked Snake que mais tarde se viria a tornar no DARPA Chief) e Revolver Ocelot que assassinou o director da CIA para se apoderar da Philosophers' Legacy com a qual fundaram uma nova organização, The Patriots.
Com os Patriots, Zero pretendia unir o mundo atraves do controlo de informação tal como The Boss tinha visionado. Nesse mesmo ano a FOX Unit sob novo comando, entra em rebeldia e invade San Hieronymo Peninsula situada na Colombia onde existia uma base Soviética agora invadida pela FOX com o objectivo de se apoderarem de Metal Gear RAXA, o primeiro prototipo de Metal Gear que foi desenvolvido por Sokolov.
Big Boss que entretanto tinha abandonado a FOX Unit, foi raptado e mantido prisioneiro em San Hieronymo Peninsula onde conheceu outro prisioneiro de nome Roy Campbell que o ajuda a fugir e a derrotar a FOX Unit e a destruir Metal Gear RAXA.
Um ano mais tarde e já com a FOX Unit desmantelada, Big Boss cria uma nova unidade de forças especiais especializada em infiltrações realizadas por um só operativo e que recebeu o nome de FOXHOUND do qual Big Boss se viria a tornar comandante.
Pouco tempo depois, Zero que via em Big Boss um icone para os Patriots inicia um projecto chamado Les Enfant Terribles que consistia em usar os genes de Big Boss de onde resultaram 3 clones, Liquid, Solid e Solidus.
No entanto Big Boss não gostou nada da maneira como o seu ADN fora tratado e rompe com os Patriots tornando-se num mercenário e combatendo várias lutas étnicas um pouco por todo o mundo o que lhe valeu um status de mito entre o meio militar e quaze se tornando uma celebridade entre os media, depois disso torna-se instrutor militar e reencontra Frank Jaeger, um soldado que Big Boss havia conhecido ainda em criança.



Frank tornou-se soldado muito cedo lutando em Moçambique na decada de 60 contra os portugueses ao lado dos guerrilheiros da Frelimo onde conheceu Big Boss ficando a seu cargo, mas pouco tempo depois seria raptado pelos Philosophers que o usaram como cobaia de testes para o projecto Perfect Soldier.
No incidente de San Hieronymo Peninsula, Frank Jaeger sem qualquer tipo de memória do seu passado é derrotado por Big Boss que decide poupar a sua vida. Agora como instrutor, Big Boss recruta Frank para a FOXHOUND onde viria a ser conhecido com o nome de código Gray Fox (Gray seria o unico menbro na historia da FOXHOUND a receber a condecoração máxima, o título de FOX) e leva-o a si e á sua irmã adotiva para os Estados Unidos.

Nos anos 90, mais precisamente em 1995, Big Boss torna-se mais uma vez comandante da FOXHOUND e paralelamente a essas funções cria secretamente Outer Heaven, uma imensa fortaleza militar e um paraiso para qualquer soldado, mas a CIA acaba por descobrir e o governo americano manda a FOXHOUND investigar atraves do seu melhor soldado, Gray Fox que acaba por ser capturado.
É então que um novo recruta de nome Solid Snake é enviado por Big Boss com o objectivo de resgatar Gray Fox e de destruir uma nova e poderosa arma, um tanque bipede nuclear ou seja Metal Gear, Snake cumpre a sua missão mas ao faze-lo desmascara Big Boss como a mente por detrás de Outer Heaven o que leva a que ambos se defrontem em combate resultando na derrota de Big Boss e na destruição de Outer Heaven.
Depois dessa missão Snake deixa a FOXHOUND, Gray Fox desaparece por completo e Big Boss que era considerado o maior patriota americano de sempre, cai em total descredibilização.



Em 1999 é reportada actividade terrorista em Zanzibarland, um pequeno pais que fazia fronteira com a União Soviética, China e o Médio Oriente, e conhecido pelo seu vasto arsenal nuclear.
Os terroristas procuravam raptar o Dr. Kio Marv, um brilhante cientista checo especialista em biotecnologia e perante tal situação o governo americano manda intervir mais uma vez a FOXHOUND agora sob o comando de Roy Campbell que chama de volta Solid Snake para este se infiltrar em Zanzibarland e recuperar o cientista.
Snake descobre então que o lider militar dos terroristas é nem mais nem menos que Big Boss que se presumia ter sido morto em Outer Heaven, mais uma vez defrontam-se em combate e desta vez Big Boss encontra o seu derradeiro fim nas mãos de Solid Snake.
Gray Fox que tinha desaparecido, surge em Zanzibarland para dar suporte a Snake na sua missão através de Codec (uma espécie de comunicação por rádio com um trasmissor que estimula os pequenos ossos no ouvido tornando as transmissões apenas audiveis para o seu portador), mas a dada altura aparece aos comandos de Metal Gear D (um novo prótotipo) para defrontar Snake que acaba por destruir mais um Metal Gear e enfrenta Gray Fox num mortífero combate corpo-a-corpo no meio de um campo minado!
Depois de derrotar Big Boss e Gray Fox, Solid Snake pura e simplesmente desaparece por completo da face da terra, pelo menos até 2005...



Corria o ano de 2005, mais uma vez a FOXHOUND entra em rebeldia e invade uma base militar numa ilha situada no Alasca com o nome de Shadow Moses e faz refém Donald Anderson o director da DARPA e Kenneth Baker presidente da Armstech que em conjunto estavam a desenvolver um novo Metal Gear (Metal Gear Rex) com o apoio secreto do Pentágono.
O grupo armado que se auto proclamava Sons of Big Boss era constituido por Decoy Octopus (um mestre no disfarce), Psycho Mantis (detentor de poderes psiquicos que lhe permitia ler e controlar a mente), Sniper Wolf (uma sniper que tinha tanto de bela como de assassina, era capaz de aguentar uma semana sem comida nem água enquanto esperava pelo alvo), Vulcan Raven (um shamam com poderes sobrenaturais, nomeadamente invocar os espiritos da natureza), Revolver Ocelot (um formidável pistoleiro e um velho conhecido) e por ultimo o seu lider Liquid Snake (um dos clones de Big Boss) que ameaçava lançar um ataque nuclear sobre os Estados Unidos a não ser que entregassem os restos mortais de Big Boss.
Liquid além de comandar a FOXHOUND, comandava tambem um pequeno exercito de soldados chamados de Genome Soldiers, uma geração de soldados alterados geneticamente através de terapia de genes com o intuito de aumentar as suas capacidades sensasoriais em combate como a audição e a visão e eram treinados em ambiente de realidade virtual mas tinham certos efeitos secundários (muitos acreditam que o sindrome da geurra do Golfo era um desses efeitos) que Liquid pretendia corrigir atraves dos genes retirados do corpo de Big Boss assim como criar uma nova geração de soldados baseados unicamente nos genes do seu pai biológico.
É então que Solid Snake é chamado mais uma vez pelo governo americano para embarcar numa missão a solo sob o comando de Roy Campbell e com o apoio da Naomi Hunter (uma referência na terapia de genes e a responsável por vigiar os sinais vitais de Snake), Mei Ling (suporte técnico e inventora do Soliton Radar que permite a Snake saber onde se encontram os seus inimigos e o seu campo de visão através de reações biológicas), McDonell Benedict Miller (conhecido por Master Miller, antigo instrutor da FOXHOUND que providencia algum apoio táctico e info acerca do Alasca onde morava) e Nastasha Romanenko (especialista em armamento nuclear e convencional). A sua missão era descobrir se de facto os terroristas tinham a capacidade de lançar um ataque nuclear e de salvar os reféns.




Snake consegue infiltrar-se em Shadow Moses e chegar até ao DARPA Chief que lhe revela acerca da existencia de Metal Gear Rex e da sua real capacidade de lançar um ataque mas morre repentinamente devido a um aparente ataque de coração.
É nesta altura que Snake conhece pela primeira vez aquela que seria uma das suas maiores aliadas, Meryl Silverburgh, uma nova recruta da FOXHOUND e sobrinha do coronel Campbell. Com o DARPA Chief morto, Snake segue ao encontro do presidente da Armstech que se encontra armadilhado com C4, á sua espera estava Revolver Ocelot com quem Snake trava uma batalha bruscamente interrompida por um misterioso Cyborg Ninja usando stealth camouflage que corta a mão direita de Ocelot e liberta Kenneth Baker antes de desaparecer por completo.
Baker revela a Snake que a sua empresa depende de Metal Gear Rex para não entrar em ruina e que devido á tortura de Ocelot revelou os códigos de detonação da ogiva nuclear presente em Rex, tal como Donald Anderson tamem tinha cedido os códigos e tal como este, tambem acaba por morrer vitima de um misterioso enfarte...



Com ambos os reféns mortos, Solid Snake não tem outra alternativa senão tentar impedir a concretização do ataque e destruir Metal Gear Rex contando com a preciosa ajuda de Meryl que lhe disponibiliza alguma intel e a PAL Key (Permissive Action Link), uma chave feita de um determinado material que muda de forma consoante a temperatura a que estiver submetida alternando entre calor, frio e meio-termo, algo que lhe permitia adoptar 3 formas distintas, era uma chave que acionava um mecanismo de segurança de forma a evitar a detonação das ogivas nucleares mas Snake apesar de contar com a chave como ultimo recurso tinha ainda que destruir Rex e então decide procurar pelo homem responsável pelo desenvolvimento de Metal Gear Rex, o Dr. Hal Emmerich, tambem conhecido pelo nickname Otacon.
Solid Snake consegue localizá-lo mas reencontra o misterioso Cyborg Ninja que depois de um intenso combate entre ambos revela que afinal é Gray Fox, o mesmo Gray Fox que Snake havia defrontado num combate corpo-a-corpo num campo minado em Zanzibarland e que se julgava morto.
Secretamente os Patriots recuperaram o corpo de Gray Fox para o ressuscitarem e encherem-no de drogas com o intuito de o usarem como cobaia de testes (algo que os Philosophers já lhe tinham feito) na terapia de genes usada na pesquisa dos Genome Soldiers.
Com a sua mente alterada devido ás drogas mas com um obsessivo desejo de defrontar Snake em combate, Gray consegue fugir das instalações de pesquisa rumo a Shadow Moses munido de um exoesqueleto reforçado e de stealth camouflage para um ultimo embate com o seu antigo companheiro de armas.
Depois da revelação, Gray desaparece mais uma vez e Snake trata de questionar Otacon, um grande fã de anime que tinha o sonho de construir robôs para ajudar a manter a paz mas que não tinha a minima ideia do verdadeiro objectivo de Rex até que Snake lhe explica que é uma arma de destruição massiva, o cientista em estado de choque e deveras revoltado decide ajudar Snake na sua demanda para destruir a sua própria criação dando-lhe suporte através de codec e movimentando-se pela base com a ajuda de stealth camouflage muito semelhante á usada pelo Cyborg Ninja e que lhe permite salvar Snake da prisão (onde estava o corpo do DARPA Chief já em avançado estado de decomposição o que leva a crer que Snake tinha falado com Decoy Octopus, disfarçado de Donald Anderson) quando este é capturado ao tentar ajudar Meryl que fora gravemente ferida por Sniper Wolf.



Snake ainda mal recuperado pela tortura infringida por Ocelot e sem saber o paradeiro de Meryl vai ao encontro de Metal Gear Rex para usar a PAL key a fim de impedir a sua activação mas entretanto é contactado por Master Miller que desmascara Naomi Hunter como sendo uma impostora.
Mesmo antes de ser detida, esta revela a Snake que é a irmã adoptiva de Gray Fox e que jurou vingar-se de Solid Snake por este ter morto o seu irmão e sua unica familia. Naomi entrou para a FOXHOUND para se aproximar de Snake e sob as ordens da CIA administrar-lhe a FOXDIE, um virus artificial que identifica individuos pre-selecionados para morrerem atraves do seu código genético, o virus pode permanecer inofensivo dentro do organismo mas ao ser activado percorre até ao coração atraves da corrente sanguinea onde causa uma morte repentina das celulas do musculo cardiaco que leva a um ataque cardiaco matando assim a vitima.
Snake que fora injectado pelo virus, servia de vector para a CIA assassinar menbros da FOXHOUND e todos os que soubessem de Metal Gear Rex, ou seja a proximidade de Snake perante as vitimas selecionadas era a chave para activar o virus que vitimou o presidente da Armstech e Decoy Octopus mas devido á sua vingança, Naomi secretamente reprogramou a FOXDIE com o intuito de matar Solid Snake.



Mesmo com a sua morte a poder ocorrer a qualquer momento, Snake consegue chegar até Rex e usar a PAL key apenas para perceber que tinha sido manipulado por Liquid Snake que se fazia passar de Master Miller (encontrado morto em sua casa), Snake desconhecia que Liquid apenas tinha sacado os códigos de detonação das ogivas nucleares a Kenneth Baker atraves de uma tortura que teve um desfecho mortal para Donald Anderson impedindo Liquid de obter os dois códigos o que o levou a planear que fosse Snake a descobrir o segredo de usar a PAL key (o tal truque da variação de forma consoante a temperatura) que além de funcionar como um mecanismo de segurança, servia tambem para activar as ogivas nucleares sem os códigos.
Com Metal Gear Rex totalmente operacional e com Liquid aos seus comandos, Snake embarca numa luta desigual contra o seu irmão gémeo mas eis que Gray Fox reaparece novamente só que desta vez para ajudar Snake na sua ardua luta contra Rex e revelar que foi ele quem matou os pais de Naomi, adoptando-a devido a um profundo sentimento de remorso.
O Ninja ainda consegue destruir o radar do Metal Gear que lhe decepa o braço esquerdo antes de acabar por completo com a sua vida turbulenta...



Por fim Solid Snake consegue destruir um Rex agora mais fragilizado e defronta o seu irmão que detem Meryl, numa luta corpo-a-corpo que culmina numa expectacular preseguição automovel acabando num aparatoso acidente que envolve Snake e Liquid que mesmo antes de conseguir matar o seu irmão, morre vitima da FOXDIE que apesar de ter sido reprogramada para matar Solid Snake, confunde-o com Liquid devido ás suas semelhanças genéticas.
Snake abandona Shadow Moses na companhia de Meryl mas portador da FOXDIE. Ocelot que entretanto consegue escapar, disponibiliza a tecnologia de Metal Gear Rex no mercado negro originando imensos derivados de Metal Gear pelo mundo inteiro.



Dois anos depois do incidente de Shadow Moses todas as potencias nucleares faziam uso da tecnologia de Metal Gear que Revolver Ocelot difundiu para o mercado negro, perante tal cenário Snake, Otacon, Nastasha Romanenko e Mei Ling formam um grupo chamado de Philanthropy que se dedicava a tentar erradicar a tecnologia de Metal Gear monotorizando o desenvolvimento dessa tecnologia, infiltrando-se nos computadores do Pentágono para depois denunciar as suas descobertas atraves da internet.
Depois de Otacon receber uma dica por email de sua irmã, Emma Emmerich (um génio em matéria de inteligência artificial), Otacon decide entrar no sistema do Pentágono e descobre que a marinha Norte-Americana planeava transportar secretamente num petroleiro um novo tipo de Metal Gear, Metal Gear Ray, uma espécie de anti-Metal Gear com capacidades anfíbias e fortemente armado para combater as variações de Metal Gear dos paises do 3º mundo.
Snake é enviado para o navio com a missão de fotografar Metal Gear Ray para expor a verdade ao mundo mas entretanto o navio é invadido por Ocelot e pelas tropas do exército privado de Sergei Gurlukovich (a quem Ocelot prometar ajudar a voltar a erguer a antiga União Soviética) com o objectivo de roubar Ray.



Perante esta situação, Snake é forçado a lutar contra os mercenários que tomam de assalto o navio e chega mesmo a defrontar Olga (a unica filha de Gurlukovich) na sua demanda para divulgar Ray até que se depara com um Ocelot que agora surge com o braço de Liquid Snake implantado no lugar do amputado pelo Cyborg Ninja, começa a agir como se estivesse possuido por Liquid atraves do seu braço direito e anuncia que quer destruir os Patriots ao mesmo tempo que trai Gurlukovich assassinando-o juntamente com Scott Dolph, o comandante encarregado do transporte de Metal Gear Ray do qual Ocelot se apodera para afundar o petroleiro ao largo de Manhattan antes de fugir para o mar com o novo Metal Gear.
Embora tenha sido Ocelot a afundar o navio, as culpas são oficialmente atribuidas a Snake destruindo-lhe a reputação mesmo tendo sido declarado morto nesse mesmo naufrágio...



Dois anos depois ou seja em 2009, um grupo terrorista auto-intitulado de Sons Of Liberty toma de assalto Big Shell, uma estação de descontaminação situada a 30 kilometros de Manhattan criada para esterlizar toda uma area que havia sido contaminada com crude devido ao naufrágio de um petroleiro dois anos antes.
O grupo era liderado por George Sears, o 43º presidente dos Estados Unidos que ao serviço dos Patriots esteve por detrás do escandalo de Shadow Moses tendo Revolver Ocelot como seu peão, razão pela qual foi destituido do cargo o que o fez revoltar contra os Patriots.
George Sears era nem mais nem menos que Solidus Snake, o mais puro dos 3 clones de Big Boss, em 2009 descobre que Big Shell albergava Arsenal Gear, uma fortaleza movél quaze impenetrável desenvolvida pelos Patriots, e resolve rouba-la com a ajuda de Ocelot e da Dead Cell, uma unidade de forças especiais oriunda dos Navy Seals e compsta por Fortune (filha de Scott Dolph), Vamp (muitos acreditavam que mantinha uma relação homossexual com o pai de Fortune, era aparentemente imune a qualquer tipo de ferimento) e Fatman (um especialista em explosivos que se deslocava de patins em linha) a qual Solidus criou durante a sua presidência.
Ao tomar de assalto Big Shell, o grupo faz refém o actual presidente dos Estados Unidos James Johnson (que viria a morrer ás mãos de Ocelot) que se encontrava no local a inspecionar as instalações e pede um resgate de 30 biliões de dólares.
A FOXHOUND agora renovada, é novamente chamada a intervir por intermédio de um novo menbro de nome Jack e com o nome de código Raiden, a missão deste operativo apenas treinado em ambiente virtual era a de resgatar o presidente Johnson e de travar os terroristas tendo como apoio o Coronel Campbell e Rosemary que por acaso até era namorada de Raiden. Paralelamente a essa missão, deccorria outra protagonizada pelos Navy Seals, a SEAL Team 10 que tinha como objectivo salvar o presidente mas foi dizimada pela Dead Cell após a sua abordagem por helicoptero ao contrário de Raiden que munido por um fato especial constituido por pele artificial, optou por uma abordagem subaquatica.



Durante a sua incursão por Big Shell, Raiden depara-se com dois novos aliados, um deles é uma nova versão do Cyborg Ninja que se auto-intitula de Mr. X, o outro é Iroquois Pliskin que diz ser o unico sobrevivente da SEAL Team 10, ambos dão apoio e informação a Raiden via codec embora nenhum dos dois seja quem afirma ser...



Solidus Snake já na posse de Arsenal Gear, tinha como real objectivo faze-lo explodir com uma bomba de hodrigenio em plena Manhattan mais precisamente em Wall Street de modo a lançar o caos economico em todo o mundo e ali mesmo estabelecer Outer Heaven.
Arsenal Gear albergava dentro do seu poderoso computador central, uma IA (inteligência artificial) de nome GW (Solidus acreditava que essa IA continha a lista dos 12 menbros honorários que constituiam os Patriots os quais ele queria assassinar) que fazia parte de uma rede de IA's desenvolvida pelos Patriots.
Essa rede fora criada por Zero para gerir os Patriots e controlar toda a informação politica, legal, social, económica e cultural de todo o mundo, era controlada por uma IA principal que se chamava JD (John Doe) a qual controlava as IA's TJ, AL, TR e GW que por sua vez monitorizava toda a informação militar.
Durante o incidente de Big Shell e logo após Solidus se apoderar de Arsenal Gear, GW começou a correr uma simulação dos acontecimentos de Shadow Moses criando um coronel Campbell e Rosemary virtuais no cerebro de Raiden com o intuito de o manipular, algo graças aos nanomachines (uma espécie de proteina mecanizada capaz de controlar vários aspectos do seu hospedeiro ligando-o á rede de IA's dos Patriots) implementados em Raiden pelos Patriots que tinham enviado o misterioso Mr. X para o ajudar.
Mr. X era na verdade Olga Gurlukovich que tinha lutado com Snake no navio dois anos antes, altura em que já estava gravida de uma menina a quem viria a chamar de Sunny e que seria levada pelos Patriots obrigando Olga a colaborar na manipulação de Raiden que só descobre a verdade através de Solidus com quem trava uma dura batalha, que revela te-lo raptado em criança tornando-o numa criança soldado ao seu serviço para depois lhe apagar a memória...



Eventualmente Raiden começa a recuperar a memória e já elucidado acerca da verdade, descobre que na realidade Pliskin é de facto o lendário Solid Snake que se julgava morto. Snake conta com o apoio de Otacon que tenta reencontrar a sua irmã Emma em Big Shell, Emma fora a mente por detrás do desenvolvimento da GW a mando dos Patriots que tambem ordenaram a Emma que desenvolvesse um virus para destruir GW caso este viesse a cair em mãos inimigas. Emma que tinha alertado o seu irmão por email acerca de Metal Gear Ray, é salva por Raiden a quem entrega o virus mas acaba por ser esfaqueada por Vamp vindo a falecer nos braços de Otacon.



Raiden agora livre da influência dos Patriots e com a ajuda de Snake, infiltra-se em Arsenal Gear para descarregar na GW o virus dado por Emma. Entretanto Solidus descobre que Revolver Ocelot estava a trabalhar para os Patriots com o objectivo de impedir a investida De Solidus contra os Patriots e de recolher toda a informação referente á simulação realizada por GW, mas Ocelot acaba por fugir para o mar a bordo de Metal Gear Ray não sem antes ferir mortalmente Fortune, um dos menbros da Dead Cell que depois de descobrir que Ocelot tinha morto o seu pai dois anos antes para roubar Ray, junta-se a Raiden e Snake.
Por sua vez Solidus enfrenta Olga que tinha sido enviada como Cyborg Ninja pelos Patriots, acabando por matá-la com um tiro na cabeça.



O terceiro clone de Big Boss acaba por perder o controlo de Arsenal Gear devido a Raiden ter descarregado o virus de Emma na GW e despenha Arsenal Gear contra Federal Hall em Nova Iorque (um edificio situado em Wall Street com a estátua do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington) numa derradeira tentativa de atingir os Patriots mas acaba por falhar.
Sem a GW de onde retirar a lista dos 12 menbros dos Patriots, Solidus vira-se agora para Raiden para obter os nanomachines alojados no seu cérebro e que segundo o seu raciocinio, revelava as identidades dos Patriots.
Solidus acaba por morrer após um duro combate de corpo-a-corpo com Raiden que agora livre do controlo dos Patriots decide resgatar a filha de Olga, Sunny que tinha sido injetada com nanomachines programados para acabar com a sua vida caso Raiden morresse, mas este consegue descobri-la numa base secreta dos Patriots (Area 51) de onde a consegue retirar para depois entregá-la aos cuidados de Hal Emmerick (Otacon) que desarma os nanomachines de Sunny que acaba por se revelar uma criança extremamente dotada e uma peça vital no apoio a Solid Snake que começava a mostrar sinais de envelhecimento acelarado devido a ter sido geneticamente criado para ter uma vida curta de modo a evitar que os seus genes caissem em mãos inimigas...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Metal Gear Solid 4:Guns Of The Patriots - PlayStation 3

2014, o ano que encerra a saga de Metal Gear que Hideo Kojima idealizou há mais de 20 anos, uma saga focada na guerra pela ganancia e pelo poder, misturando factos historicos com a mais pura ficção de entretenimento contados através de historias e enredos complexos mas fascinantes e protagonizados por personagens carismaticas e inesqueciveis de onde se destaca o heroi de toda esta aventura memorável, Solid Snake, um soldado tornado lenda devido ás suas incursões solitárias para salvar o mundo sempre perante condições adversas.

Em Metal Gear Solid 4:Guns Of The Patriots, Snake assim como todas as outras personagens, encerra definitivamente a sua longa e dura caminhada para ter um descanço mais que merecido, mas até lá o nosso incomparável heroi tem pela frente uma épica batalha para travar e que vai perdurar nas mentes e nos corações de muitos jogadores, especialmente os fãs como é o meu caso que apesar dos meus esforços não consegui conter aquela teimosa lágrima de emoção após testemunhar todo o sofrimento e angustia dos ultimos momentos daquele que eu considero o personagem do mundo dos videojogos que mais me marcou, deixando um rasto de profunda saudade e admiração tanto por Snake como por Kojima, o seu criador e um verdadeiro génio na arte de fazer videojogos e que com este final épico consegui-me arrebatar não só a mim mas a muitos outros fâs que com toda a certeza não estavam preparados para um final tão gradioso e tão dedicado a eles!!!





No mundo que vamos encontrar em MGS4 vivem-se tempos conturbados, o mundo inteiro está em constante guerra protagonizadas pelos PMC (Private Military Company) que não são mais do que empresas de mercenários que alugam os seus serviços e que por sua vez serve de pilar á economia mundial.
Solid Snake que entretanto se tinha retirado depois do incidente de Big Shell (em MGS2) é novamente chamado pelo Coronel Campbell que se encontra a trabalhar na UN (Nações Unidas) e que revela ter descoberto o paradeiro de Liquid Ocelot (nome atribuido a Revolver Ocelot após este ter implantado o braço de Liquid Snake que o viria a possuir) que se tornou lider das 5 maiores PMC's do mundo com o intuito de se apoderar dos SOP (Sons Of The Patriots).
SOP é um sistema de controlo desenvolvido pela AT Security (antiga Armstech presente em MGS1) para os Patriots que funcionava á base de nanomachines (uma especie de proteina mecanizada que se deslocada pelo organismo através da corrente sanguinea) e que eram injetados nos soldados permitindo ao sistema através de uma ID unica monitorizar e controlar não só as acções mas tambem o estado de saude dos soldados fornecendo informação acerca dos niveis de açucar no sangue e adrenalina o que permitia reduzir a dor em caso de ferimento em combate e controlar tanto as emoções como os reflexos dos soldados tornando qualquer rookie num veterano de guerra.
As nanomachines tambem eram utilizadas para trancar o acesso a armas e veiculos a quem não detinha a ID correspondente, serviam tambem de ponte de comunicação entre menbros do mesmo pelotão utilizando transmissões de curta distância de modo a partilharem os sentidos uns dos outros o que lhes permitia actuar como um só individuo.
Toda esta informação era então transmitida ao sistema em tempo real, permitindo-lhe ter um controlo total controlo do campo de batalha.








Perante este cenário Snake é enviado para o Médio Oriente disfarçado de um dos inspectores da unidade da UN que inspeciona a actividade das PMC em todo o mundo, a sua real missão é a de assassinar Liquid e assim impedi-lo de mergulhar a humanidade num ambiente de guerra a destruição, uma tarefa deveras dificil para um homem que mostra sinais de envelhecimento acelarado e que tem pouco tempo de vida.
Solid Snake que devido á sua condição débil adoptou o nome de código Old Snake, revela sintomas classicos do sindrome de Werner, (uma doença de origem genética cujos sintomas coincidem com aqueles observados em pessoas de idade avançada, podendo também ser denominada de síndrome do envelhecimento precoce) resultado da sua condição de clone criado pelos Patriots que artificialmente 'projectaram' Snake para ter uma vida curta sob risco dos seus genes cairem em mãos inimigas.








É com uma prespéctiva pouco animadora para o nosso Old Snake que pomos os pés no Médio Oriente após uma instalação de 8 minutos (tambem teremos instalações entre actos mas mais curtas) e a exibição de curiosos anuncios televisivos que refletem o quanto a sociedade está influenciada pelo modo de vida militar.
Contamos com o apoio incindicional do nosso amigo Otacon e de Sunny, a filha de Olga Gurlukovich (morta por Solidus em Big Shell)que havia sido raptada á nascença pelos Patriots e depois resgatada por Raiden que a entrega aos cuidados de Otacon.
Sunny é uma criança muito doçe mas introvertida e incrivelmente dotada que vive no mundo da internet, adora jogar PSP e faz uns péssimos ovos estrelados que Snake e Otacon tentam a todo o custo evitar.
Otacon e Sunny são responsáveis por alguns dispositivos que serão usados por Snake como o muito util Threat Ring que é um circulo que rodeia Snake e que oscila na direção de uma ameaça, e o fantástico OctoCamo, um fato que mimica o ambiente envolvente copiando o padrão e a textura de qualquer superficie com que entre em contacto (muito ao estilo de um polvo, dai o nome Octo) permitindo a Snake pernanecer escondido não só do olho humano mas tambem de sensores infravermelhos, e por falar em olho, Snake tem um 'olho' muito especial, o Solid Eye que permite ter uma visão nocturna e de calor combinadas na mesma imagem e ainda permite servir de binoculo que não só é capaz de 'ler' as especificações e armamento de veiculos militares como consegue analisar a temperatura corporal, batimento cardiaco e secreção de suor dos soldados inimigos calculando o seu estado fisíco e psicologico.
Snake conta ainda com a ajuda preciosa do Metal Gear MK.II, um pequeno robô criado por Sunny á imagem de Metal Gear Rex para dar todo o tipo de apoio a Old Snake no terreno, o MK.II permite comunicação visual entre Snake e Otacon graças a um pequeno visor, tambem serve para fazer reconhecimento do terreno com a ajuda de Stealth camouflage para desactivar armadilhas, recolher armas e munição e se for preciso electrocutar algum inimigo desprevenido usando o seu pequeno manipulador.
São items que vamos tendo gradualmente mas que serão vitais para Snake levar a cabo a sua missão.









A partir do momento em que passamos muito suavemente de espectadores a jogadores na transição mais subtil de cut-scene para gameplay que já vi, tomamos conhecimento do bastante evoluido sistema de controlos face aos anteriores capítulos da saga, agora podem contar com um angulo de câmera que privelegia a acção com uma prespectiva de 3ª pessoa e um sistema de cobertura muito ao estilo de Gears Of War.
O sistema de combate CQC (Close Quarters Combat) estreado em MGS3 mantem-se (será vital no decorrer da campanha) assim como a visão em 1ª pessoa que agora pode ser utilizada mesmo movimentando Snake, e para o auxiliar Otacon e Sunny têm á sua disposição um leque de novos gadgets já mencionados e que têm um enorme e positivo impacto na jogabilidade deste Guns Of The Patriots.
No que toca a armas, estas existem ás dezenas mas como na sua esmagadora maioria estão bloqueadas a Snake devido a não possuir a mesma ID dos PMC, pelo menos até conhecer-mos Drebin, uma espécie de contrabandista de armas que ganha a vida explorando os 'buracos' do sistema o que lhe permite remover a ID das armas que Snake vai recolhendo no campo de batalha e que vão sendo vendidas a Drebin por intermédio do MK.II, com o dinheiro ganho pelas armas vendidas, podemos comprar armas novas para nós, pagar o desbloqueio das que apanhamos, comprar munição e melhorar as nossas armas com upgrades que melhoram em muito a sua eficácia de tiro.






Paralelamente á nossa missão, decorre outra protagonizada por uma unidade de forças especiais com o nome Rat Patrol Team 01 que usam a insignia da extinta FOXHOUND para esconder a sua filiação com a CID (Criminal Investigation Command) encarregada de investigar a actividade PMC e comamdada por uma velha conhecida de outros tempos, Meryl, a sobrinha do Coronel Campbell que agora tem sob o seu comando a Rat composta pela própria mais outros 3 menbros, Ed, Jonathan e o muito comico Johnny tambem conhecido por Akiba.
Esta unidade de combate irá servir de apoio a Snake na sua missão de assassinar Liquid ao longo dos 5 actos que constituem este jogo inesquecivel e ao longo dos quais o nosso velho heroi enfrenta os mais variados tipos de inimigos.
Além dos já mencionados soldados PMC, Snake depara logo no inicio com os Gekko, uma espécie de Metal Gear em ponto 'pequeno' criados para combate urbano, caminham sobre duas pernas feitas com musculo artificial que lhes conferem grande agilidade, são altamente resistentes e facilmente substituiram os tanques no campo de batalha, como se isso não bastasse, Liquid tem tambem uma força especial privada composta unicamente por mulheres que são os Frogs, e para piorar ainda mais a situação, Snake tem no seu encalço uma força de elite designada para o matar que são os BB Corps (BB representa Beauty and the Beast), constituidos por Laughing Octopus, Raging Raven, Crying Wolf e o seu lider Screaming Mantis, todas elas mulheres lindissimas e modeladas a partir de modelos reais, vitimas da guerra que lhes causou um enorme trauma que deu origem a danos psicologicos irreverssíveis que as transformou em bestas emocionais munidas de uma armadura reforçada.
Perante a influência de Vamp (presumido morto em Big Shell, agora ao serviço de Liquid), são incumbidas de assassinar Old Snake convencidas que ''by killing Snake, my soul will be purified''.





Felizmente Snake está bem equipado e apoiado pelos seus aliados Otacon, Sunny, Meryl e a Rat Team, Campbell, Drebin e Raiden que regressa em grande estilo como o novo Cyborg Ninja.
Todos eles ajudam Snake na sua ardua missão de salvar o mundo antes do seu ultimo suspiro de vida ao mesmo tempo que trava uma dura batalha para chegar até Liquid, mas pior ainda, antes que o virus FOXDIE agora alterado, começe a matar indiscriminadamente as pessoas que o rodeia, uma vez que Snake foi o vector do virus utilizado no incidente de Shadow Moses (em MGS1) e que lhe fora administrado pela Dra. Naomi Hunter, a unica capaz de reverter a situação, agora nas mãos de Liquid Ocelot que a obriga a aceder ao sistema Sons of the Patriots e controlar o mundo.








Covém mencionar o Metal Gear Online que como o nome indica, é a vertente multiplayer online do MGS4, é composto por 5 mapas onde podem jogar até 16 jogadores em simultaneo, não tem o ritmo frenético de outro tipo de jogos online, em vez disso foca-se um pouco no elemento surpresa tal como é tipico da série o que proporciona uma experiencia diferente mas de qualidade, a unica queixa mesmo é o registo que é um verdadeiro teste á nossa paciência uma vez que o jogo obriga-nos a ir ao site da Konami via PS3 para criar não um mas dois registos, a Konami ID e a Game ID, um processo completamente desnecessário mas que acaba por não manchar a experiência de jogo.
Apesar de ter qualidade, o modo online dá a ideia de ser um pequeno extra muito por culpa da elevadissima qualidade da vertente single player.



Toda esta corrida contra o tempo é apresentada através de cut-scenes que contam a historia e nos permite conhecer melhor cada personagem, algumas dessas cut-scenes podem mesmo atingir os 45 minutos, algo que pode assustar alguns mas asseguro-vos que estão tão bem misturadas com a jogabilidade aparecendo sempre nos momentos certos e têm tanta qualidade e transmitem-nos emoções tão fortes que sem darmos por isso já estamos a controlar Snake novamente ou a ver outra cut-scene.
A actuação dos actores que emprestam a voz ás personagens está simplesmente fantástica, todos eles com uma prestação emotiva e brilhante com especial destaque para David Hayter com a sua voz poderosa cedida a um Old Snake já cansado e com uma certa dificuldade em falar, é mesmo um verdadeiro prazer ouvir a voz do nosso heroi mesmo em pura agonia ou raiva, simplesmente notável.
Outra coisa que tambem se destaca e muito nas cut-scenes tal como no jogo própriamente dito, é o seu grafismo que está um verdadeiro espanto, desde os modelos dos personagens á qualidade das sua animações que lhe conferem um feeling muito humano aos cenários em si, as rugas na pele, a look do cabelo e como este ondula ao sabor do vento, as roupas com destaque para o cabedal perfeitamente reproduzido, as nuvens de pó que por sua vez fica na nossa câmera, a água, a vegetação a mexer, a naturalidade dos animais, a neve, enfim, sem bugs nem quebras de framerate dignas de nota, tudo está um verdadeiro luxo visual que é impar nesta geração de consolas, é sem duvida e afirmo isto com toda a certeza que é o jogo com o melhor grafismo que já passou pela minha retina!
E se este Metal Gear Solid 4 está um esplendor visual então a sonoplastia não lhe fica nada atrás, o som das diferentes armas está absolutamente fiel assim como as explosões e os gritos dos soldados que juntos recriam um verdadeiro teatro de guerra protagonizados pelos PMC e milicias.
Seria um pecado não mencionar a fantástica banda sonora que Harry Gregson-Williams compos para este jogo, é sem duvida o seu melhor trabalho na série com temas que assentam que nem uma luva no ambiente do jogo assim como no drama do nosso Old Snake proporcionando momentos de grande carga emocional em cunjunto com os visuas apurados e com a excelente prestação dos actores.


Hideo Kojima

David Hayter

Harry Gregson-Williams











Certamente podia-vos contar muito mais acerca da maravilhosa experiencia que Hideo Kojima me proporcionou e das emoções fortes que passei na companhia de David, o nome verdadeiro do mais carismatico personagem da historia da nossa querida industria de videojogos, Old Snake, que sofre tanto mas tanto que é impossivel não nos ligarmos emocionalmente á sua causa, á sua coragem e ao seu enorme sofrimento que nos toca bem lá no fundo devido á intensa carga dramática a que somos sujeitos durante todo o jogo e que se intensifica na recta final á medida que lembramos e somos lembrados através de flashbacks com enorme saudade dos momentos chave que nos acompanharam ao longo de uma década enquanto assistimos totalmente impotentes á agonia do nosso velho amigo no limiar das suas forças...
Podia-vos contar sim, o meu desejo de 'desabafar' a minha memorável experiencia é enorme mas não o vou fazer, estaria a ser demasiado cruel para com vocês ao aprofundar ainda mais, quero que sejam vocês mesmo a percorrer este jogo unico e as emoções que ele transmite e obter as respostas a tantas perguntas como quem é Akiba? Porque razão está sempre de diarreia e porque não parece ser afetado pelas nanomachines? Qual é o grande sonho de Meryl? Quais são as verdadeiras intenções de Naomi e porque é que Vamp não morre? O que move Raiden e qual é o verdadeiro plano de Liquid?
Quero que vivam o que eu vivi, quero que se fartem de rir com o sentido de humor unico de Kojima como eu me ri, quero que assistam aos fantásticos diálogos e acontecimentos e sintam a ausência de barreiras entre este título e a melhor das produções de vindas de Hollywood, quero que peguem no comando e tomem as rédeas do destino de Snake através dos 5 mágicos actos de onde irão travar batalhas verdadeiramente inesquecíveis com inimigos igualmente inesqueciveis e quero acima de tudo que sejam vocês próprios a identificarem-se com a causa e com o personagem marcante que é Old Snake!!!




Snake... finalmente terás o teu descanso merecido assim como a minha grande admiração e eterna saudade!!!
Adeus velho amigo...